Ações Sociais

Primeiro Semestre de 2024: Um Encontro com a Arte e a Inclusão

O primeiro semestre de 2024 foi repleto de momentos especiais na Associação Clube de Artes e Cultura Morroagudense, com uma série de visitas que enriqueceram tanto nossos visitantes quanto nossa própria comunidade.

11 de março: Recepção ao CAPS - Centro de Atenção Psicossocial

No dia 11 de março, tivemos o prazer de abrir nossas portas para o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Essa visita foi um momento especial para todos nós, onde a arte se mostrou uma poderosa ferramenta de integração e bem-estar. Cada olhar atento e cada sorriso demonstraram o impacto positivo que a arte pode ter na saúde mental, reforçando nosso compromisso com a cultura e a inclusão social.

20 de março: Visita dos Alunos da APAE

No dia 20 de março, recebemos os alunos da APAE de Morro Agudo em nossa instituição. Inspirados pela frase de Clarice Lispector, “Arte não é pureza, é purificação; não é liberdade, é libertação”, vimos como a arte pode purificar e libertar. A interação dos alunos com nossas criações artísticas foi uma experiência tocante, mostrando o poder transformador da arte em suas vidas e reforçando a importância da inclusão social.

26 de março: Projeto Pica-Pau - Uma Manhã de Encanto e Magia

No dia 26 de março, tivemos uma manhã encantadora com os alunos do Projeto Pica-Pau. Recebemos 113 crianças das turmas do 1º, 2º, 4º e 5º anos, que foram envolvidas pela magia da arte. A manhã foi marcada por uma apresentação musical especial conduzida pelo talentoso Aluísio Cangerana, que encantou os pequenos com sua música. Foi um momento de muita alegria e inspiração para todos os presentes.

08 de abril: Início da Semana com as Residências Inclusivas - Núcleo Assistencial André Luiz

No dia 8 de abril, começamos nossa semana com uma visita cheia de amor e inclusão, recebendo a turminha das Residências Inclusivas – Núcleo Assistencial André Luiz. A felicidade estampada nos rostos das crianças ao explorar um ambiente tão colorido e repleto de arte foi contagiante. Esse momento reforçou para nós a importância de continuar promovendo a inclusão e o amor através da cultura.

15 a 26 de abril: Visitas Guiadas da Escola Estadual Neusa Okano

Entre os dias 15 e 26 de abril, recebemos sete turmas da Escola Estadual Neusa Okano, somando 125 alunos dos oitavo e nono anos. Estas visitas guiadas, organizadas como parte de uma Ação Cultural, proporcionaram uma experiência rica e interativa para os estudantes. Durante as visitas, os alunos exploraram a Sala de Imersão da Kusama e participaram de uma roda de conversa com nossa Diretora Executiva de Projetos, Angélica Gibello, que compartilhou histórias inspiradoras sobre a vida da artista.

Os alunos também tiveram a oportunidade de apreciar a exposição fotográfica dos Moradores do Jardim dos Silveiras, que ofereceu uma nova perspectiva sobre a comunidade local. Através de atividades interativas, os estudantes criaram suas próprias obras de arte, inspiradas pelo que aprenderam durante a visita. Essas criações foram levadas de volta às escolas para uma exposição, valorizando o talento e a criatividade dos alunos e promovendo o compartilhamento das experiências vivenciadas.

Encerramento do Semestre

O primeiro semestre de 2024 foi um período de grandes realizações e aprendizados na Associação Clube de Artes e Cultura Morroagudense. Cada visita, cada interação, deixou uma marca profunda, reforçando nosso compromisso com a arte, a cultura e a inclusão. Seguimos inspirados para continuar abrindo nossas portas e corações para todos que buscam na arte uma forma de expressão e crescimento pessoal.